quinta-feira, 30 de julho de 2020

22=BLENDER BARRA DE VIDA

olá amigos faz bom tempo que não posto aqui, porem o blog não morreu não ,hoje dia 30/07/2020 as 8;49 da manha estamos na ativa, nessa postagem irei mostrar a barra vida que diminui ao colidir com objeto que da dano e quando ela zera personagem some, isso era usado em algum jogos bem antigos.
o personagem usado e a suzanne e apliquei um rigid body para ficar mais fácil o exemplo pois ele ja possui uma física aplicada, Sem precisar configurar.

na suzanne tem ALWAYS E COLLISION(PROP="PERIGO" )juntas ligada ao controller PYTHON, perigo e nome da propriedade dos espinhos vermelhos. o Always liga ao script vida e colisao tem estar em TRUE.

O SCRIPT:
from bge import logic as g, render as r,events

c = g.getCurrentController()
o = c.owner

cena = g.getCurrentScene()

for i in c.sensors:
    exec(i.name+"=i")
    
Collision.frequency = 10    

    
if ini.positive:
    g.addScene("cena2")   
    
    
hud = g.getSceneList()[1].objects

barra = hud["energia"]

barra.localScale[0] = o["vida"]/500

barra.color[0] = 40/o["vida"]           #r,g,b,a
barra.color[1] = o["vida"]/40

if Collision.positive:
    o["vida"]-=1
    
if o["vida"] < 1:
    o["vida"] = 1
    o.endObject()

lembrando que a barra não precisa de animação usando escala ,o próprio script já faz isso,
tem se criar uma segunda cena para colocar a barra.
por fim a propriedade da suzanne tem ter nome aqui esta como(( vida )),pode ser oque você quiser, lembrando se caso mudar tem mudar também no script.



NO PRIMEIRO VIDEO FORA DA CAMERA

SEGUNDO VIDEO DENTRO CAMERA


E ISSO POR HOJE.😜


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